04 - Igreja de Nossa Senhora da Conceição

04 - Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Construída no último quartel do séc. XIX, antes de 1850, sendo ela uma estrutura histórica com mais de 100 anos de idade. 

Entre 1850 e 1858, o Bispo Dom Frei Patrício Xavier da Moura, de Setúbal (Portugal), que estabeleceu residência no Fogo, afirmou que a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição estava em bom estado de conservação.

Antes de 1845, os restos mortais eram sepultados dentro e nos adros das igrejas. A partir desse ano, essa prática religiosa foi proibida e foram construídos os cemitérios.

Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, durante a última renovação, foram encontrados restos humanos que foram posteriormente depositados sob o altar-mor, por orientação do Reverendíssimo Bispo e do Direito Canónico.

A igreja foi construída em fases: a sacristia não fazia parte da estrutura original e as torres foram adicionadas posteriormente. No conjunto, a igreja forma uma cruz e mantém a sua autenticidade do período em que foi construída. Algum material utilizado, possivelmente, pertencia a outras igrejas ou capelas que foram destruídas ao longo do tempo. Algumas pedras vieram de outras igrejas e estão à vista logo na entrada da igreja por razões históricas.

A igreja é um exemplo notável da arquitetura religiosa da época colonial, com uma fachada branca elegante, belas esculturas e detalhes intrincados que refletem a devoção dos habitantes da ilha. Além das cerimónias religiosas, ela tem sido palco de eventos culturais e festivais que celebram a rica herança da ilha do Fogo. O edifício foi recentemente recuperado, tal como o relógio da fachada.

Ir Para
Explorar Próximos Destinos

Explore o destino de interesse do mapa seguindo as instruções de navegação para facilitar a seleção do ponto desejado, ao mesmo tempo em que obtém orientações precisas por meio do Google Maps.

Instruções:

  1. Localize o ícone do destino desejado, representado por símbolos em bolas, em nosso mapa interativo.
  2. Clique no ícone para selecionar o ponto que você deseja visitar.
  3. Após clicar no ícone do destino, uma janela será aberta exibindo informações sobre o local escolhido. Nela, clique no botão para visualizar as opções de trajeto.
  4. Ao clicar no botão, será redirecionado para o Google Maps, onde as direções precisas para o destino selecionado serão exibidas. Neste ponto, poderá personalizar as configurações de rota, se necessário.
  5. Agora, você está pronto para explorar! Siga as instruções do Google Maps para caminhar até o seu destino desejado e aproveitar a visita.

Clique no ícone 1 do destino desejado para que possamos direcionar a sua rota.

Contactos de informação da Câmara Municipal de São Filipe

Todos os Direitos Reservados

Powered by MSN