Ulisses Pires Andrade, nasceu a 08 de janeiro de 1985 em Aleixo Gomes, Freguesia de São Loureço, Concelho de São Filipe, Ilha do Fogo, filho de Alino de Andrade e Maria Socorro Mendes Pires, residiu na Cidade da Praia de 2000 a novembro de 2020, data em que regressou a sua Ilha natal para assumir a função de Secretário Municipal da Câmara de São Filipe.
Estudou o Ensino Básico Obrigatório na escola de Italiano, município de São Filipe, Ilha do Fogo. Iniciou o Ensino Secundário na escola Dr. Teixeira de Sousa, em São Filipe, e conclui-se o 12º Ano de Escolaridade na Escola Secundária Claridade, na Cidade da Praia.
Formado em Gestão, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais – ISCEE.
A nível profissional exerceu várias funções, acumulando uma experiência profissional de mais de 17 anos, nas áreas Administrativa, Financeira e dos Recursos Humanos, conforme se segue:
- Desde 01 de dezembro de 2020 a presente data, exerce a função de Secretário Municipal na Câmara de São Filipe, Ilha do Fogo.
- De julho de 2014 a novembro de 2020, trabalhou na Multinacional ECCBC – Equatorial Coca Cola Bottling Company – Cavibel & Ceris, SA, onde teve a oportunidade de se desenvolver as habilidades técnicas e competências profissionais, afirmando-se profissionalmente em termos de carreira, passando a pertencer o quadro efetivo da empresa, exercendo as funções de HR Business Partners – Técnico Analista e de Compensação e Benefícios.
- De outubro de 2012 a janeiro de 2014, assumiu a função de Gestor de Base de Dados da Rede e Sistema Mutualista de Proteção Social da Ilha de Santiago, no âmbito da implementação do Software de Gestão, a qual participou ativamente na sua implementação e consolidação.
- De setembro de 2010 a setembro de 2012, exerceu a função de Administrativo e Financeiro da Unidade de Supervisão e Monitorização das Redes Mutualistas e Proteção Social da Ilha de Santiago.
- De junho de 2010 a agosto de 2010, colaborou com a Associação de Apoio às Organizações Cooperativas e Mutualistas, nos trabalhos de Digitalização e Informatização dos processos administrativo da Rede.
- De janeiro de 2010 a abril de 2010, teve uma experiência profissional na Zona Sul de Angola, numa estação de vendas de Combustível Gás e Lubrificantes, onde exerceu a função de Supervisão de Pessoal e apoio na faturação da empresa.
- De março de 2007 a dezembro de 2008, trabalhou na Câmara Municipal da Praia, onde exerceu a função de Assistente Administrativo, no sector de Cobranças de Impostos Municipais.
- De maio de 2005 a fevereiro de 2007, iniciou-se a sua Carreira Profissional, na prestigiada e referenciada “Cyber Café Sofia”, no Plateau, Cidade da Praia.
Tendo participado em 2016 na Annual Meeting of HR Managers em Serra Leoa, com o objetivo de analisar e delinear as estratégias de Recursos Humanos do Grupo ECCBC – Equatorial Coca Cola Bottling Company.
De 2017 a 2020, foi responsável pela elaboração do Business Plan em relação ao Personnel Cost da ECCBC – Equatorial Coca Cola Bottling Company, Cavibel & Ceris, SA.
A nível da reciclagem e capacitação técnica, participou em várias formações e seminários, das quais destacam-se os seguintes:
- Procedimentos de Admissão dos Funcionários na Administração Pública e Contratação Pública;
- Liderança e Gestão de Equipas;
- Técnicas de Apresentação;
- Legislação Laboral Cabo-verdiana;
- Elaboração de Relatórios e Dashboards no POWER BI – Business Intelligence;
- Novos Impostos Sobre Rendimentos;
- Cultura de Segurança na Organização;
- Software Primavera – Gestão de Processos e Fiscal Reporting – Declaração Periódica de Rendimentos;
- 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes;
- Curso de MS-Project;
- Gestão de Projetos;
- IMCR –Incident Management and Crisis Resolution;
- Seminário Nacional de Segurança Social em Cabo Verde.
Em termos de atividades políticas, em 2004 nas eleições autárquicas, participou como candidato para Assembleia Municipal, na lista do Partido Africano da Independência de Cabo-Verde (PAICV), pelo Círculo eleitoral de Santiago Sul. Foi também eleito membro da JPAI-Praia em 2017, onde veio a assumir a função de Secretário da Comissão Concelhia da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo-Verde (JPAI) no concelho da Praia.
Quanto às atividades sociais, esteve a trabalhar ativamente durante 05 (cinco) anos, no terreno e em todas as comunidades da ilha de Santiago, na Implementação do Sistema de Proteção Social, beneficiando um total de 3.800 famílias e cerca de 18 mil beneficiários diretos.