Praças & Monumentos
A urbe de São Filipe, o núcleo populacional mais antigo de Cabo Verde, depois da Ribeira Grande de Santiago “Cidade Velha”, elevada à categoria de cidade, a 12 de Julho de 1922, contém um conjunto de monumentos e sítios de interesse histórico-patrimonial.
O inventário de património imóvel realizado pelo Instituto de Investigação do Património Cultural (IPC), identificou 120 edifícios públicos, privados, religiosos e espaços de memória na ilha do Fogo.
Dos monumentos e sítios com valor histórico, patrimonial e artístico identificados, 85 estão na cidade e inclui sobrados, casas retangulares, praças/pracetas e edifícios públicos, sobretudo no núcleo histórico, classificado como património cultural nacional, no ano de 2012.
São Filipe é conhecida como “cidade dos sobrados” e o seu centro histórico vai para além de uma leitura ideológica. Os monumentos e sítios falam do passado, olhando de forma objetiva para a história, com os seus lados bons e menos bons e com as diferenças sociais que existia, como existe em muitos lugares do mundo.